Acervo Das Mídias: THE STARLIGHTS

Páginas

4 de junho de 2017

THE STARLIGHTS

História Do Reggae






















 --------------------------------------------------------------------------------
 Stanley Beckford (1942-2007) era um cantor e compositor jamaicano do mento e reggae , e vencedor do concurso da canção do Festival da Independência da Jamaica em 2007.
The Starlights, praticamente desconhecidos fora da Jamaica, são uma das principais influências na "Fabricação de Hits" da ilha, de 1973 a 1979. O vocalista principal Stanley Beckford e sua voz penetrante faz um regresso ao Reggae/Calipso, combinação que era peculiar na country music dos anos 70 na Jamaica. Alvin Ranglin’s da G.G.’s Records, orgulha-se de produzir tal material, onde" "Soldering" e "Dip Them Jah Jah." são as principais pedradas do trabalho. The Starlights são desconhecidos sim fora da Jamaica, mas não no Brasil, Stanley Backford é um velho conhecido dos brasileiros, inclusive quem o tornou conhecido para os brasileiros foram os garimpeiros maranhenses em incursões a procura de pedras ( para quem não sabe pedra em São Luís do Maranhão é um excelente Reggae ). Stanley é um policial aposentado e tentava ganhar a vida na velha Kingston com tal aposentadoria, quando informado que era ídolo em lugar tão distante de sua Jamaica exitou por várias vezes e dúvidou de tal fato. Depois aceitando o desafio saiu da Jamaica rumo à São Luis do Maranhão, onde se apresentou pela primeira vez no I Festival da Integração realizado em setembro de 1993 ao lado de outros jamaicanos que fazem o Maranhão dançar há muito tempo. Eric Donaldson e Jimmy London, sem tirar o brilhantismo e carisma deste simples e carismático homem de pele negra. Acrescento a sua discografia o trabalho Stanley and The Turbines - Wanted Man ( 13 faixas ) com total destaque para a De wuk, Turn mi loose e Ring Ring ( Melô do telefone ), verdadeiros sucessos no Maranhão e Bahia via Programa Reggaespecial com Mr. Raycompany. Há outros CD’s produzidos durante alguns shows dele em Salvador.  Stanley é um dos vários artistas da música popular jamaicana que conquistou alguns festivais do gênero em seu país. Os Baianos e Maranhenses tiveram a portunidade de assistir a seis de seus shows, sendo três  em São Luis do Maranhão e 3 em Salvador-BA. Uma dessas apresentações foi transmitida ao vivo para toda a Bahia pela TVE durante o show que fora realizado na Concha Acústica do Teatro Castro Alves/Salvador, onde se apresentou ao lado do Boloco Afro Muzenza e seu conterrâneo Primitive.
 Stanley foi diagnosticado com câncer na garganta e lutou por quatro anos. Para o final de 2006, Beckford sofreu tratamento de radioterapia no hospital University of the West Indies. Ele deixa esposa, cinco filhas e dois filhos. Em 30 de março de 2007 ele morreu em sua casa em St. Catherine Riversdale. De acordo com a sua mulher, Thelma, ela está tentando o seu melhor para lidar com sua perda. "É só eu sozinho, eu sinto isso. Ele morreu em casa na nossa cama cerca de 03:00 desta tarde (sexta-feira). Ele morreu em meus braços. Eu estava tremendo, dizendo: Stanley, Stanley, mas depois vi o sangue execução de seu nariz, não havia nada que eu pudesse fazer, "Sra. Beckford disse. 
 Agradecimentos ao amigo Alek Coimbra de São Luis do Maranhão pelas informações desse grande reggae man no Brasil.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas